Blog do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade INESUL
Quarta-feira, 21 de Setembro de 2011
S.T.A.R.T - Simples Treinamento Rápido Atendimento

A Diretora de Ensino do CIE e Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade INESUL Profª Ednalva Guizi irá participar juntamente com os alunos no dia 11 de outubro de 2011 as 13h30 do  S.T.A.R.T - Simples Treinamento Rápido Atendimento na Pr 445 próximo ao Shopping Catuai, e os alunos do Curso de Enfermagem do INESUL e Centro de Educação Profissional Integrado (CIE) estarão realizando o treinamento a multiplas vitimas em desastres  juntamente com o Capitão Wilson de Oliveira do SIATE e sua equipe, bombeiros, policiais e outros.

 

O treinamento capacita os profissionais para atender desastres com multiplas vitimas, com a finalidade de diminuir o número de  mortos.

 

Novamente os alunos do Curso de Enfermagem trabalhando, conscientizando e mostrando os perigos do trânsito e a responsabilidade no atendimento as vitimas de acidentes. Parabens  



publicado por INESUL às 18:14
link do post | comentar | favorito

50 comentários:
De Dionatan Gomes a 22 de Setembro de 2011 às 17:51
Com certeza esta oportunidade ira motivar muito os alunos, além de preparar para agir em situações de emergência.


Parabéns à coordenadora.


De Anónimo a 26 de Setembro de 2011 às 17:43
Dionatan

Na prática será maravilhoso e o aluno compreende melhor.

Ednalva Guizi
Diretora de Ensino do CIE
Coordenadora do Curso de Enfermagem INESUL


De Trayssy Danielle a 23 de Setembro de 2011 às 00:34
Uma oportunidade sem tamanho....com certeza será uma experiência e tanto para os alunos.Parabens a coordenadoria do curso!!!


De LUCIANA DE ANDRADE a 23 de Setembro de 2011 às 21:15
ESTÁ É UMA OPORTUNIDADE QUE VAI SER DE:
EXPERIÊNCIA, MOTIVAÇÃO E CRESCIMENTO PARA OS ALUNOS.

PARABÉNS A COORDENAÇÃO!
CONTINUEM ASSIM!!!


De Anónimo a 26 de Setembro de 2011 às 17:45
Obrigada Luciane

Continuem fazendo seus comentários no Blog do Curso

Ednalva Guizi
Diretora de Ensino do CIE
Coordenadora do Curso de Enfermagem INESUL


De Ethienne Vicentini a 26 de Setembro de 2011 às 12:15
É sempre importante participar, ajudar e nunca deixar de aprender! É uma ótima oportunidade que nos é dada de crescer ainda mais e sermos futuros enfermeiros ainda melhores...


De Carla a 26 de Setembro de 2011 às 23:50
Ótima oportunidade para o curso de enfermagem..
A coordenação está de parabéns!!

Abraços.


De Karoline Rosa a 27 de Setembro de 2011 às 17:51
Sem duvidas.. Será uma otima oportunidade aos alunos do Inesul.. Tendo em prátia tal situação... Agora.. só esperar e ver os sortudos q vão participar.. Pena que possa ser todos.. Tenho certeza que todos estão querendo muito participar.. Boa sorte!


De Carla a 27 de Setembro de 2011 às 18:13
Sim sim, com certeza tem muitos alunos querendo participar!! Eu sou um deles.. Hehe!! =]


De sandra souza a 27 de Setembro de 2011 às 21:57
oi pessoal, encontrei essa materia na net, achei muito interessante para quem vai particiar do S.T.A.R.T
SIMPLES TRIAGEM E RÁPIDO TRATAMENTO
S.T.A.R.T.

Pela Organização Mundial de Saúde, catástrofe é um fenômeno ecológico súbito de magnitude suficiente para necessitar de ajuda externa. No atendimento pré-hospitalar, catástrofe é aquela situação em que as necessidades de atendimento, excedem os recursos materiais e humanos imediatamente disponíveis, havendo necessidade de medidas extraordinárias e coordenadas para se manter a qualidade básica ou mínima de atendimento. É um desequilíbrio entre os recursos disponíveis e os prescindíveis para o atendimento, de modo que quanto maior for esse desequilíbrio, mais sérias serão as conseqüências às vítimas do evento.
CONCEITO CATÁSTROFE

O Melhor atendimento para o maior número possível de vítimas, no momento que elas mais precisam e no menor tempo possível. Origina 3 princípios básicos no atendimento dessas situações são fundamentais: triagem, tratamento e transporte. Para que estes três princípios básicos sejam plenamente atendidos é necessário que haja comando, comunicação e controle, que são pontos capitais, indispensáveis para o sucesso do atendimento.
É preciso que haja um comandante da área no local , junto a um Posto de Comando, identificável por todos e que todos obedeçam a suas ordens e orientações; um coordenador médico para chefiar as atividades médicas locais e um coordenador operacional (Oficial de Socorro) para as atividades de salvamento, todos trabalhando conjuntamente.
É necessário que haja comunicação entre as equipes de atendimento, bem como comunicação com a central de operações. Tal comunicação não deve interferir na rede de comunicações da unidade, para evitar congestionamento.
Catástrofes e Atendimento a Múltiplas Vítimas
Congelar a área mediante o controle total do local do acidente é o primeiro objetivo do comandante da área. Este objetivo visa limitar a extensão do acidente, organizar ações e medidas efetivas de segurança proteção e atendimento pré-hospitalar a todas as vítimas envolvidas, no menor tempo possível.
A função de comando tem por objetivo evitar três grandes transtornos:
● Ocorrência de novos acidentes;
● Tratamento e transporte inadequado das vítimas aos hospitais;
● Que o caos local seja transferido ao hospital mais próximo.
MULTIPLAS VÍTIMAS

Triagem - seleção das vítimas por prioridades na cena da emergência.
É usado quando a demanda de atenção supera nossa capacidade de resposta e, portanto, devemos direcionar nossos esforços para salvar o maior número de vítimas possível, escolhendo aquelas que apresentam maiores possibilidades de sobrevivência.
Se a ocorrência supera a capacidade de resposta da guarnição do CB que primeiro chegar ao local, deveremos iniciar um processo de triagem para avaliar e tratar a maior quantidade possível de vítimas com potencial de recuperação. Se a guarnição se detém no atendimento de uma única vítima, todos os demais poderão não receber auxílio.

É responsabilidade do socorrista que primeiro chegar ao local do acidente múltiplo, montar um esquema e separar as peças de um desastre de forma a propiciar o melhor cuidado possível a cada pessoa envolvida, solicitando recursos adicionais e reforço para atender adequadamente a ocorrência.

Define uma área segura de coleta das vítimas e as quatro áreas de prioridades, próximas ao local do acidente, designando responsáveis para cada área.Em cada uma das áreas de prioridades, equipes de médicos, enfermeiros e socorristas atuam realizando os procedimentos necessários para estabilização e imobilização. Além dessas tarefas, essas equipes fazem a identificação, com anotação de dados em cartão que fica preso a cada uma das vítimas, preparando-as para o transporte. O encaminhamento das vítimas a rede hospitalar deverá ser coordenado pelo médico local, que de acordo com as necessidades da vítima e a orientação de um médico coordenador na Central de Operações, em contato com a rede hospitalar, define o hospital mais adequado.
Deve haver um Bombeiro Militar responsável pela chegada e organização das ambulâncias que devem ficar à distância do ponto de triagem e atendimento, de modo a receber somente vítimas por ordem do Coordenador


De sandra souza a 27 de Setembro de 2011 às 22:03
continuando.....
Este Bombeiro Militar controlará o fluxo de entrada e saída dos veículos sem que haja congestionamento, garantindo que nenhuma ambulância deixe o local sem a liberação da Coordenação Operacional , promovendo a aproximação das ambulâncias somente quando forem solicitadas para realizar o transporte, além de impedir que vítimas que estejam andando sejam atendidas no interior das ambulâncias sem passar pela triagem. Além dessas ações os Bombeiros Militares deverão realizar o isolamento, o provimento de recursos materiais e o relacionamento com as demais autoridades e órgãos presentes no local do acidente.
São funções do Coordenador Operacional:
● assumir a comando, coordenação e controle da cena do acidente;
● identificar-se como Coordenador Operacional;
● congelar a área;
● definir e estabelecer áreas de prioridade médica, em local seguro;
● dar prioridade e apoio às atividades médicas;
● coordenar isolamento , combate a incêndio, proteção às vítimas, transporte e apoio logístico;
● organizar e distribuir o meios disponíveis para atenção às vítimas.
COORDENADOR OPERACIONAL

Desta forma são funções do Coordenador Médico:
● assumir a coordenação das atividades médicas;
● identificar-se como médico coordenar;
● gerenciar a triagem das vítimas;
● definir prioridades médicas;
● definir e estabelecer áreas de prioridade;
● organizar e distribuir recursos;
● comandar atividades médicas.
COORDENADOR MÉDICO
MONTAGEM CENÁRIO

Nesta técnica, cabe à primeira guarnição que chega no local do acidente, procurar congelar a área e iniciar a triagem preliminar, enquanto solicita apoio, visando salvar o maior número de vítimas de óbito iminente. Assim os socorristas deverão realizara a triagem observando a RESPIRAÇÃO, PERFUSÃO e NÍVEL DE CONSCIÊNCIA.
Respiração
Avaliar a freqüência respiratória e a qualidade da respiração das vítimas. Se a vítima não respira, checar presença de corpos estranhos causando obstrução da via aérea. Remova dentadura e dentes soltos. Alinhe a cabeça cuidando da coluna cervical. Se após esse procedimento não iniciar esforços respiratórios, cartão PRETO. Se iniciar respiração,cartão VERMELHO. Se a vítima respira numa freqüência maior do que 30 movimentos respiratórios por minuto, cartão VERMELHO. Vítimas com menos de 30 movimentos respiratórios por minuto não são classificadas nesse momento, deve-se avaliar a perfusão.
Perfusão
O enchimento capilar é o melhor método para se avaliar a perfusão. Pressione o leito ungueal ou os lábios e solte. A cor deve retornar dentro de 2 segundos. Se demorar mais de 2 segundos, é um sinal de perfusão inadequada, cartão VERMELHO. Se a cor retornar dentro de 2 segundos a vítima não é classificada até que se avalie o nível de consciência.
Nível de Consciência
É utilizado para as vítimas que estejam com a respiração e perfusão adequadas. O socorrista solicita comandos simples do tipo “Feche os olhos”; “Aperte minha mão”; “Ponha a língua para fora”. Se a vítima não obedece a esses comandos, cartão VERMELHO. Se a vítima obedece a esses comandos, cartão AMARELO. O cartão VERDE é usado para os pacientes que estejam andando, ou que não se enquadre em numa das situações acima.
NÍVE Técnica START
NÍVEL CONSCIÊNCIA
CATALOGAR A PARTIR DO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA PENDURAR EM CADA VÍTIMA, CONFORME A TRIAGEM DO SEU ESTADO DE CONSCIÊNCIA
Vítimas que apresentam risco imediato de vida; apresentam respiração somente após manobras de abertura de vias aéreas ou a respiração está maior que 30 movimentos respiratórios por minuto; necessitam de algum tratamento médico antes de um transporte rápido ao hospital; necessitam ser transportadas rapidamente ao hospital para cirurgia. Cartão Vermelho

Na área destinada às vítimas com Cartão Vermelho vão todos os pacientes com risco de vida imediato e que terão uma evolução favorável se os cuidados médicos forem iniciados imediatamente. Aqui também irão os pacientes que necessitam de um transporte rápido até o hospital para serem estabilizados no centro cirúrgico.
São os pacientes com:
● Choque;
● Amputações.
● Lesões arteriais;
● Hemorragia Severa;
● Lesões por inalação;
● Queimaduras em face;
● Lesão de face e olhos;
● Lesões intra-abdominais;
● Insuficiência Respira


De sandra souza a 27 de Setembro de 2011 às 22:06
continuando 2.....
● Pneumotórax Hipertensivo
● Lesões extensas de partes moles;
● Queimaduras de 2º grau maior que 20% a 40%,ou de 3º grau maior que 10 a 30%;
CARTÃO VERMELHO PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Vítimas que não apresentam risco de vida imediato; necessitam de algum tipo de tratamento no local enquanto aguardam transporte ao hospital. Cartão Amarelo São os pacientes com: ● Fraturas; ● TCE leve, moderado; ● Queimaduras menores; ● Traumatismos abdominais e torácicos; ● Ferimentos com sangramento que necessitam suturas.
Cartão Verde Vítimas com capacidade para andar; não necessitam de tratamento médico ou transporte imediato, possuem lesões sem risco de vida. São os pacientes com: ● contusões; ● hematomas; ● escoriações; ● pequenos ferimentos.
Prioridade Preto Vítimas em óbito ou que não tenham chance de sobreviver; não respiram, mesmo após manobras simples de abertura da via aérea. São os pacientes: ● em óbito; ● múltiplos traumas graves, sem chances de sobreviver; ● queimaduras de 2 e 3 grau extensas. Obs.: Nas situações em que há um desequilíbrio entre os recursos médicos e o número de vítimas.
MATERIAL NECESSÁRIO Kit Desastre: Bolsa confeccionada em nylon na cor vermelha, com forração em nylon na cor cinza, dividida em 2 compartimentos. Possui alça de mão e alças costais, podendo também ser transportada como mochila. Para estar sempre na Resgate ou Caminhão. Contendo: * 3 peças de Cobertura para Óbito; 4 lonas de 4 m x 5 m nas cores vermelho, verde, amarelo e preto com ilhós niquelados nos 4 cantos; * 4 bandeirinhas; * 1 lanterna; * 5 pranchetas para anotações ; *1 rolo de fita para isolamento de área (amarelo preto); * 1 caixa de luvas de procedimento com 100 unidades; 100 unidades de cartões de triagem; * 15 coletes para treinamento confeccionados em nylon nas cores vermelho, amarelo, azul, laranja e verde (sendo 3 de cada cor). Obs.: Além de outros materiais como EPI, barraca para comando, materiais para pronto socorrismo...
Sargento Deise Luciane Schulz Salvar, salvar, sempre Salvar !!!




Comentar post

pesquisar
 
Outubro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


posts recentes

Enfermagem lança o Mascot...

Enfermagem realiza atendi...

Enfermagem realiza atendi...

V Jornada da Terciera no ...

Jornada da Enfermagem no ...

Feira do Empreendedorismo...

Abertura do VIII Simpósio...

Enfermagem realiza atendi...

Torneio de queimada Inter...

Jornada da Enfermagem no ...

arquivos

Outubro 2014

Setembro 2014

Maio 2014

Abril 2014

Fevereiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

favoritos

S.T.A.R.T - Simples Trein...

blogs SAPO
Em destaque no SAPO Blogs
pub