Blog do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade INESUL
Domingo, 2 de Outubro de 2011
Doenças cardiovasculares matam 17 milhões ao ano no mundo Publicidade - Agência Brasil
infarto agudo do miocardio
Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que, a cada ano, 17,3 milhões de pessoas morrem em todo o mundo vítimas de doenças cardiovasculares, sendo que 80% desses óbitos são registrados em países de baixa e média renda. A estimativa é que, em 2030, o total de mortes possa chegar a 23,6 milhões.
As doenças cardiovasculares, segundo a OMS, são a principal causa de morte em todo o mundo. Em 2008, os óbitos provocados por elas representaram 30% do total registrado globalmente.
Os fatores de risco para tais enfermidades incluem pressão alta, taxas de colesterol e glicose elevadas, sobrepeso e obesidade, além de hábitos como fumo, baixa ingestão de frutas e verduras e sedentarismo.
De acordo com a organização não governamental Federação Internacional do Coração (World Heart Federation), em países em desenvolvimento, as doenças cardiovasculares têm historicamente afetado a parcela da população com maior escolaridade e boa renda.
Entretanto, a perspectiva é de mudanças desse cenário --pessoas em idade produtiva e de baixa renda também estão sendo acometidas por esse tipo de enfermidade. A agravante é que, nesse grupo, as taxas de mortalidade em razão de uma parada cardíaca, por exemplo, são mais altas.
http://youtu.be/sCluygXhqpQ
De Ethienne Vicentini a 3 de Outubro de 2011 às 20:51
É assustador como mesmo com toda a publicidade e informação gerada sobre esse assunto a mudança de hábitos da população continua lenta. Muito já melhoramos, muitas pessoas já se preocupam em viver com qualidade uma vida saúdavel, porém ainda há muito que ser feito nessa área e cabe muito a nós enfermeiros e futuros enfermeiros dar o exemplo e orientação.
De Dionatan Gomes a 4 de Outubro de 2011 às 14:28
Deve-se atentar a saúde preventiva. É o melhor caminho para conscientizar e tratar esses pacientes... E isso é serviço da equipe de saúde, sobretudo dos enfermeiros.
esse tema é otimo para ser comentado e discutido
tesmos q alerta a populaçao sobre esse mal q nos atingem
De guilherme colly mendes a 5 de Outubro de 2011 às 03:20
assunto file valeu galera !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
De Ana Cláudia a 5 de Outubro de 2011 às 13:52
Com certeza, se nós não fizermos a noss aparte enquanto gestores de saúde, a população vai continuar morrendo muito mais.
De Rosa a 10 de Outubro de 2011 às 13:29
por mais que este assunto seja comentado em todos os lugares.. seja discutido em todas as classes e etnias, a tendencia é sempre aumentar as doenças cardiovasculares. pois todos nos sabemos as consequencias dos fatores de risco, mas como nao é um efeito imediato e sim de medio e longo prazo nao damos muita importancia. Mas como profissionais da saude é sempre bom mantermos informados e informar tbm aos nossos pacientes, e este blog esta sendo muito bom para o nosso conhecimento
Comentar post